logo RCN

Decisão da Aurora sai no dia 28

Especialista em ICMS garante que Canoinhas é favorita

CANOINHAS ? A Coopercentral Aurora marcou para o próximo dia 28 o anúncio de qual cidade deverá receber o investimento previsto de R$ 350 milhões na implementação de um frigorífico de aves.

A data foi marcada no término da reunião entre o presidente da Aurora, Mário Lanznaster, governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), secretário da Agricultura Antonio Ceron, secretário de Infra-Estrutura Mauro Mariani e lideranças políticas e empresariais de Canoinhas, ocorrida na quinta-feira, 30.

A Aurora realizou estudo de viabilidade econômica, financeira, social e fiscal para instalação da nova unidade nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Diante deste estudo, foi levado em consideração especificamente o incentivo fiscal, portanto a empresa investidora entende como vitais a concessão de alguns aspectos para a instalação da nova unidade frigorífica.
Entre eles, a garantia de manutenção dos créditos presumidos concedidos a título de benefícios fiscais e a garantia de enquadramento no programa Pró-Emprego, bem como o usufruto dos benefícios nele previstos.
Durante reunião foi ressaltada a importância da instalação da unidade frigorífica em Santa Catarina, considerando o incremento que a mesma proporcionaria no desenvolvimento social e econômico do Estado através da geração de riquezas, empregos e renda. O investimento inicial estimado para a instalação de R$ 350 milhões, geraria até 3 mil empregos diretos e produziria 300 mil frangos por dia. O que beneficiaria 1,1 mil avicultores catarinenses. Para Ceron, a região de Canoinhas é emblemática no Estado,
por isso há grande interesse na instalação do novo frigorífico.
"Estamos trabalhando tecnicamente para poder viabilizar a instalação", comenta a contadora da Cooperativa Regional Alfa, Marinei da Rocha. Segundo ela, o prazo estipulado para o término das negociações está previsto para o próximo dia 20 na expectativa de iniciar as obras no início de junho de 2008.

O anúncio da cidade que receberá o investimento será em Itajaí, um indício de que Canoinhas poderá ser a contemplada.

 

ESPECIALISTA EM ICMS GARANTE VANTAGEM CANOINHENSE

 

O fiscal do ICMS aposentado Ney Albuquerque, que trabalhou durante anos na região do Planalto Norte, garante que Canoinhas é a cidade que dispõe de melhores condições para abrigar o investimento da Aurora.

Ele lembra que a intenção inicial da empresa era de instalar a unidade em Maravilha, o que foi inviabilizado por falta de mão-de-obra e infra-estrutura.

O fato de a Aurora estar procurando cidades próximas do porto de Itajaí, na visão de Albuquerque, descarta a cidade de Carazinho-PR da disputa. Canoinhas, no entanto, tem outras duas concorrentes. ?Ao instalar-se em Canoinhas, a Aurora poderia ser beneficiada com incentivos fiscais mais consistentes, pois diversos municípios da região estão com o IDH abaixo da média estadual?, afirma Albuquerque.

Outro ponto a favor de Canoinhas, na visão do aposentado, é o fácil acesso a  malha rodoviária e ferroviária do País, o que garante acesso a quatro portos catarinenses ? Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Imbituba ? contando ainda com o porto de Paranaguá e o futuro porto de Itapoá.  ?Se o foco da produção for a exportação de seus produtos, a localização não poderia ser melhor?, assinala.

O aposentado afirma ainda que se o foco for o mercado interno, a localização é ideal, considerando a proximidade de Canoinhas com Curitiba. ?Os estoques de Curitiba ficarão a sete horas da grande São Paulo, o maior e mais rico mercado de consumo da América Latina?, lembra.

Albuquerque diz ainda que por  conta da falta de investimentos na região há uma grande disponibilidade de mão-de-obra, sem contar a existência de grandes mananciais de água. ?A região é bem servida de estradas pavimentadas e sem nenhuma cobrança de pedágio, o que, encareceria toda a cadeia produtiva?, lembra, considerando que agora está nas mãos das autoridades políticas conceder incentivos fiscais que serão decisivos para a escolha da empresa.

Hoje, uma comitiva da Aurora estará em Canoinhas para analisar os terrenos selecionados que seriam doados pelo município no caso de a empresa optar pela cidade.

Anterior

Do pulso ao minuto: um mês depois

Próximo

SC-Gás estuda ampliar rede de gás natural para Canoinhas

Deixe seu comentário